sexta-feira, 6 de julho de 2012

Juba de Gatinha: Cronograma Capilar

Hello bonitas! Tudo bom com vocês?
Hoje eu vim contar algo que vocês já devem estar carecas de saber, pois já não é novidade na blogosfera. Mas como posso comentar a respeito disso nos próximos posts, acho interessante deixar claro o que é, neh!? SHUAHSUHAUHS
Vocês já ouviram falar em cronograma capilar? Nas minhas "férias" de postagens, andei lendo muitos blogs e como eu adooooooro saber mais sobre tratamentos capilares, li essa expressão várias vezes e resolvi pesquisar. Achei a descoberta de grande valor e resolvi partilhar por que podem haver leigos no assunto, como eu estava a uns dois meses atrás.



Não tem muito mistério, e eu vou me reter apenas ao básico. Para maiores informações recomendo os blogs: Eu amo cabelo, Muito Vaidosa e Liberte os Cachos. Acredito que eles expliquem bem direitinho e me senti satisfeita com as explicações.

Enfim, o cronograma capilar consiste em alternar os produtos do seu cabelo em cada lavagem, por que o seu cabelo precisa de vários nutrientes para se manter aquele aspecto maravilindo de salão. O cabelo precisa ser hidratado, nutrido e reconstruído. A intensidade com que vocês vão expor seus cabelos a cada etapa depende exclusivamente do tipo do seu cabelo e quais químicas você o submete.



Por exemplo, meu cabelo é ondulado, comprido, ressecado e com frizz. Nas minhas pesquisas descobri que meu cabelo precisa de reposição de gorduras, como lipídeos, que são encontrados nos óleos, manteiga de karité, tutano de boi, etc. Porém todo cabelo precisa de hidratação, independente do que você faça com ele, se ele for virgem ou não. É através da hidratação que a gente repõe a água perdida nos fios, preparando para a nutrição e reconstrução. Quem utiliza químicas mais fortes como descoloração e alisamentos precisa de mais proteínas, principalmente queratina. Todos os cabelos precisam das três etapas! Porém uns precisam mais de uma do que das outras. O meu por ser ressecado e com frizz precisa muito mais de nutrição, então meu cronograma capilar é assim:

1ª semana: Nutrição - Hidratação - Nutrição
2ª semana: Hidratação - Nutrição - Reconstrução


Esse ciclo é desenvolvido a partir de quantas vezes você lava o seu cabelo na semana, eu lavo três vezes, ou mais, por isso o meu ficou assim.
Se você estiver com dúvidas e sentindo que a minha explicação não está clara, consulte os blogs que citei e acredito que você entenderá com maior precisão.



Estou seguindo direitinho e estou sentindo o meu cabelo mais forte, macio e brilhante. É claro que isso vai depender também dos produtos que você utilizar em cada fase.

Na fase da hidratação eu estou usando a linha Nativa Spa - Força para os fios, O Boticário, pois, apesar de ter queratina na fórmula, não há suficiente para tornar a linha reconstrutora. (Resenha Aqui)

Na fase da Nutrição estou usando a máscara Dove Nutri Óleos - com óleo de argan, óleo de amêndoas e óleo de coco. Além dela uso o óleo de argan da Alta Moda é... Alfaparf. (Breve resenha de ambos)

Na fase da reconstrução estou usando a máscara restauradora Amend Black Gold - Queratina e Vitamina B5. (Resenha em breve)

No mais, é isso aí galerinha... Pesquisem, leiam, perguntem e vocês terão cabelos mais saudáveis para aguentar as químicas que vocês impõem, e podem até diminuir um pouco as idas ao salão, e por consequência fazer uma economiazinha. Pois tem produto para todo tipo de bolso. Melhor cuidar com o que o seu bolso pode pagar do que não cuidar.



xoxo




Imagens: Reprodução

Um comentário:

  1. Olá gostei da sua forma com que aborda o tema, é simples eu gosto e prefiro assim, parabéns pelo post, também tiro minhas duvida em outros blogs.

    Beijos

    http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

opina baybe!